No ano em que Alvaro García de Zúñiga cumpriria 66 anos, no dia 17 de Janeiro de 2024, transcorrem 10 anos da data da sua morte, no dia 23 de Abril. Por esse motivo o acrónimo AGZ L)X(VI, que nos conta também que o Alvaro morreu com 56 anos. Não é que precisássemos de datas ou efemérides para celebrar o privilégio de termos convivido com o Álvaro e o igual privilégio de termos – na associação blablaLab – à nossa guarda, em depósito na Fundação da Casa de Mateus, um espólio imenso de obras e memórias para partilhar. As datas e as coincidências cósmicas ou fortuitas, são pequenas bengalas que nos ajudam a contornar o poder da entropia e as distrações do dia à dia. Permitem-nos manter o foco e o foco, este ano, é o programa AGZ X. X de 10, X de alvo, X de incógnita, X de feito incompleto e por fazer. sempre por fazer.
AGZ X começou ainda em 2023 com o lançamento, no dia 1 de Outubro, do concurso de composição-Lied Álvaro García de Zúñiga – Son d’Ar-te – Casa de Mateus. Uma formidável conjugação de esforços, a partir de uma iniciativa de Miguel Azguime, que visa promover o recurso a textos de Alvaro García de Zúñiga na criação contemporânea de Lied.
Em 2024, o Programa prossegue no dia do Aniversário da Arte, o Alvy & Art’s Birthday, a 17 de Janeiro, com a disseminação da obra composta para este efeito por Daniel Schvetz, Bab-El, a partir de Textos de Álvaro García de Zúñiga, com as vozes de Alínea B. Issilva, Arnaud Churin, Dominique Parent, Eduardo Raon, Emanuela Pace, Fernán García de Zúñiga, Fernando Mora Ramos, José Luís Ferreira, Leopold von Verschuer, Luciana Fina, Margarita Presno Marinoni, Maristela Svampa e Natália Waschman. Nesta página, encontra o link para ouvir a peça Bab-El.
O programa AGZ X inclui ainda a edição de obras de Alvaro García de Zúñiga como “O Teatro é Puro Cinema”, “S/T”, no dia 27 de Julho. Neste dia, a peça sera apresentada numa encenação de Fernando Mora Ramos, com o Ator António Afonso Parra, na Fundação da Casa de Mateus.
Foi encomendada, ao artista Miguel Palma, uma obra de homenagem a Alvaro García de Zúñiga que irá ficar exposta na Fundação da Casa de Mateus.
Várias das obras do Álvaro estão a ser traduzidas por Jorge Melícias.
Com Manuel Portela e Rui Torres, está a ser preparado um colóquio sobre a obra literária de Álvaro García de Zúñiga, em Coimbra, no dia 31 de Outubro.
Outros projectos irão juntar-se a este programa. São os projectos “X”, aliás X projectos X. Ainda em aberto já que nunca será possível fechá-los.
Teresa Albuquerque